sexta-feira, 17 de junho de 2011

Em quem confiar?

"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto." Jeremias 17.58

De acordo com a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (CEPAD) dois tipos de pessoas são contrastados aqui: os que confiam nos homens e os que confiam no Senhor. Judá confiou em deuses falsos e em alianças com poderosas nações ímpias, não em Deus; deste modo tornou-se estéril, infrutífera. Em con­traste, os que confiam no Senhor florescem como árvores planta­das junto a um rio (ver SI 1). Em tempos de dificuldade, os que confiam em homens empobrecerão e ficarão espiritualmente fracos, não tendo forças para continuar. Mas aqueles que confiam no Senhor terão poder não apenas para suprir as suas necessidades, mas também as de outras pessoas. Você está satisfeito por ser infrutífero ou, como uma árvore bem regada, tem condições para enfrentar seus momentos de crise e ainda ajudar outros produzindo frutos para o Senhor?
Também vemos que, assim como o povo de Israel, que deixou de confiar em Deus e acreditou que suas próprias idéias fossem as melhores correndo atrás da ajuda de outras pessoas, assim nós também não devemos confiar naquilo que achamos certo, mas sim no que Deus sabe que é certo, pois senão nossas “brilhantes idéias” nos levam a depositar nossa confiança em outras pessoas que poderiam nos ajudar no que queremos ou precisamos, mas essas pessoas são tão falhas quanto nós mesmos.


Podemos usar nosso entendimento sim e estar em unidade com as demais pessoas mas SEMPRE absolutamente sempre ter o nosso DEUS como Senhor de nossas vidas e da situação em questão. Ele é que nos orientará e nos dará o melhor, a vitória. Então, habitaremos junto às águas e daremos muito fruto.
...Eu escolho ser como uma árvore bem regada...

0 comentários:

Postar um comentário