quarta-feira, 15 de junho de 2011

Fé na perseguição em Eritreia

Ainda no Brasil podemos agradecer a Deus por podermos professar nossa fé em Jesus Cristo livremente. Mas não podemos nos esquecer de orar e apoiar nossos irmãos que não tem a mesma sorte. 
É o caso de nossos irmãos na Eritreia, país africano banhado pelo mar vermelho, com cerca de 118 000 km², com uma população estimada em cerca de 5 milhões de habitantes. No relatório de liberdade religiosa de 2006, o Departamento de Estado dos Estados Unidos, pelo terceiro ano consecutivo, nomeou a Eritreia um "País de Preocupação Específica", designando-o como um dos piores violadores dos direitos religiosos do mundo.
Entenda mais nesse breve relato retirado do funzine Underground (outubro de 2010) produzido pela Missões Portas Abertas:
"O governo da Eritreia já prendeu mais de 2 mil cristãos. Esses cristãos são enviados para bases militares e prisões. Muitos deles enfrentam intensa tortura física e psicológica; são desprovidos de comida, higiene e medicação se recusarem-se a negar a Cristo. Já sabemos  que alguns cristãos morreram nessas condições.
Emanuel foi submetido ao confinamento por dois anos. Diversas vezes os militares fizeram a proposta para que ele renunciasse a fé e pudesse viver em liberdade, mas ele recusava convicto. E todas vez que recusava era torturado cruelmente.
Um dia o comandante perguntou a Emanuel por que ele escolhia a agonia das torturas em vez de escolher ir para casa. Perguntou também qual era a fonte da força que ele demonstrava ter.
Emanuel olhou para para o comandante e respondeu: "Bem, para mim, esse não é um lugar de infelicidade. Este é um lugar de alegria e de gratidão a Deus porque por meio de todas as suas ações eu cumpro na minha carne as aflições de Cristo (Col 1.24)".
Atônito pela resposta de Emanuel, o comandante perguntou-lhe: "Você está me dizendo que toda a dor e angústia que o fazemos sentir está te ajudando?" - "Sim!" - respondeu Emanuel - "É exatamente o que estou dizendo. Me mantendo aqui nesse lugar sob torturas você está me ajudando a demonstrar minha fidelidade ao Senhor Jesus. Obrigado por isso".
Vimos aqui um pouco da realidade desse país no âmbito religioso. Mas muito mais do que isso, vimos o exemplo de um verdadeiro cristão que entende e ama o propósito de sua caminhada com Jesus. 
Sejamos gratos a Deus pelo que temos, e não esqueçamos de interceder pelos nossos queridos irmãos da Eritreia, que continuem firmes em Jesus e ajudem o Senhor a transformar essa nação.
E você? Encararia a perseguição com tamanha fé?
Deus nos abençoe!

0 comentários:

Postar um comentário